A PRÁTICA DO CANTO CORAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ALTERNATIVA DE SOCIALIZAÇÃO E FORMAÇÃO CRÍTICA REFLEXIVA
Abstract
Este artigo apresenta um estudo preliminar sobre a prática do canto coral no ensino fundamental como alternativa de socialização e formação crítico reflexiva, em primeiro momento estabelecendo relato sobre o histórico do canto coral, com foco da educação musical crítico reflexiva que busca romper com a banalização das ações que historicamente envolve as questões musicais, enaltecendo as dimensões importantes para formação dos alunos. Apresenta no referencial teórico discussão sobre os desafios e perspectivas para consolidação do ensino de música, em especial as práticas do canto coral, como proposta de formação intelectual. Por fim apresenta resultado de uma pesquisa realizada em dezoito instituições educacionais da cidade de Uruaçu em torno das questões da prática do canto coral, demonstrando a importância de ações de efetivação em torno do tema. A abordagem realizada traz dados importantes que articulados com o referencial teórico reforçam a importância de consolidar uma proposta que efetive a educação musical nas escolas do ensino fundamental, com foco nas práticas do canto coral, contribuindo com habilidades e competências em torno de uma proposta que é possível, porém mostra-se frágil e com constantes desafios a serem superados, onde se verifica a possibilidade do potencial formador que pode ser realizado, ligados a dimensões pessoais, interpessoais e comunitárias.Downloads
Published
2015-10-30
How to Cite
CARVALHO RIBEIRO, S. S. A PRÁTICA DO CANTO CORAL NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ALTERNATIVA DE SOCIALIZAÇÃO E FORMAÇÃO CRÍTICA REFLEXIVA. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 06, p. 59–74, 2015. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/70. Acesso em: 27 nov. 2024.
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Dossiê
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