A Ampliação das Parcerias Público-Privadas na Educação e o Direito de Escolha da Escola

Autores

  • Rodrigo Gabriel Moisés Faculdade Serra da Mesa (FaSeM)

Palavras-chave:

Direito à Educação, Sistema Educacional, Parcerias Público-Privada

Resumo

As propostas para a configuração do Estado moderno têm contemplado uma atuação mais reguladora e subsidiária, que leva à ampliação da utilização de instrumentos de parcerias público-privadas (PPPs) para a realização de atividades de interesse público, como a prestação dos serviços educacionais. Reconhecido como um direito fundamental pelos tratados e acordos internacionais de direitos humanos, além de incorporada na maioria das Constituições nacionais, o direito à educação requer, para sua plena efetivação, um esforço conjunto entre os principais atores responsáveis por sua realização: o Estado, a sociedade e a família. Enquanto vários países avançam na utilização de PPPs no setor educacional, o Brasil tem enfrentado resistências políticas e ideológicas para sua adoção. O artigo, a partir de uma análise de direito comparado e da legislação nacional, apresenta possíveis caminhos para a ampliação das parcerias público-privadas na educação brasileira, que pode servir como importante instrumento de correção das várias distorções existentes no nosso sistema educacional.

Biografia do Autor

Rodrigo Gabriel Moisés, Faculdade Serra da Mesa (FaSeM)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás (UFG e especializações em Direito Administrativo e em Direito Processual Tributário, o professor Rodrigo Gabriel Moisés está à frente da Direção Geral da Faculdade Serra da Mesa desde o ano de 2008.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

MOISÉS, R. G. A Ampliação das Parcerias Público-Privadas na Educação e o Direito de Escolha da Escola. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 18, p. 36–50, 2021. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/256. Acesso em: 21 dez. 2024.