A Ampliação das Parcerias Público-Privadas na Educação e o Direito de Escolha da Escola

Autores/as

  • Rodrigo Gabriel Moisés Faculdade Serra da Mesa (FaSeM)

Palabras clave:

Direito à Educação, Sistema Educacional, Parcerias Público-Privada

Resumen

As propostas para a configuração do Estado moderno têm contemplado uma atuação mais reguladora e subsidiária, que leva à ampliação da utilização de instrumentos de parcerias público-privadas (PPPs) para a realização de atividades de interesse público, como a prestação dos serviços educacionais. Reconhecido como um direito fundamental pelos tratados e acordos internacionais de direitos humanos, além de incorporada na maioria das Constituições nacionais, o direito à educação requer, para sua plena efetivação, um esforço conjunto entre os principais atores responsáveis por sua realização: o Estado, a sociedade e a família. Enquanto vários países avançam na utilização de PPPs no setor educacional, o Brasil tem enfrentado resistências políticas e ideológicas para sua adoção. O artigo, a partir de uma análise de direito comparado e da legislação nacional, apresenta possíveis caminhos para a ampliação das parcerias público-privadas na educação brasileira, que pode servir como importante instrumento de correção das várias distorções existentes no nosso sistema educacional.

Biografía del autor/a

Rodrigo Gabriel Moisés, Faculdade Serra da Mesa (FaSeM)

Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Goiás (UFG e especializações em Direito Administrativo e em Direito Processual Tributário, o professor Rodrigo Gabriel Moisés está à frente da Direção Geral da Faculdade Serra da Mesa desde o ano de 2008.

Publicado

2021-01-04

Cómo citar

MOISÉS, R. G. A Ampliação das Parcerias Público-Privadas na Educação e o Direito de Escolha da Escola. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 18, p. 36–50, 2021. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/256. Acesso em: 21 nov. 2024.