GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE DEMOCRACIA, SUA LEGALIDADE E EFICÁCIA, COMO REQUISITOS BÁSICOS PARA A GESTÃO DE QUALIDADE

Autores

  • Eder Carlos da Silva Faculdade Serra da Mesa

Palavras-chave:

Gestão democrática, Ensino Superior, Educação, Legalidade

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir a gestão democrática no ensino superior como proposta de gestão de qualidade. O ensino superior aqui apresentado é aquele que tem o governo como entidade mantenedora.  Este tipo de gestão se estabelece tendo como base a participação de um público bem amplo nas tomadas de decisões.  A descentralização do poder e a transparência de suas práticas podem ser percebidas na eficácia e predomínio da questão pedagógica e seus desenvolvimentos. Portanto, o pressuposto teórico aqui apresentado é a gestão democrática como uma excelente proposta para a administração de uma instituição de ensino superior pública, a qual irá garantir a ocorrência de melhores resultados.

Biografia do Autor

Eder Carlos da Silva, Faculdade Serra da Mesa

Graduado em História e Física. Especialista em Gestão e Docência Universitária. Professor assistente da Faculdade Serra da Mesa.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

SILVA, E. C. da. GESTÃO DEMOCRÁTICA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO SOBRE O CONCEITO DE DEMOCRACIA, SUA LEGALIDADE E EFICÁCIA, COMO REQUISITOS BÁSICOS PARA A GESTÃO DE QUALIDADE. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 01, p. 82–91, 2012. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/9. Acesso em: 22 jan. 2025.