O USO DE ANTIMICROBIANOS NO ÂMBITO HOSPITALAR E AS ATRIBUIÇÕES DO FARMACÊUTICO NA COMISSÃO DE CONTROLE DE INFEÇCÃO HOSPITALAR (CCIH)
Palabras clave:
Antimicrobianos, Infecções hospitalares, CCIHResumen
O alto consumo de antimicrobianos na sociedade, leva ao aumento da resistência bacteriana. As infecções hospitalares são complicações relacionadas à assistência à saúde e se constituem na principal causa de morbidade e mortalidade hospitalar. É necessária a compreensão de que a prevenção e o controle das infecções hospitalares estão relacionados à existência de um órgão prescritivo e normativo, denominado Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), e também, na construção conjunta de um trabalho, no qual cada profissional da área da saúde entenda que este problema é coletivo. É preciso que haja a participação efetiva dos profissionais da área da saúde nas ações de prevenção e controle das infecções hospitalares, na direção da redução das resistências bacterianas, e na garantia do ambiente seguro e adequado. A revisão de literatura muito contribuirá para a discussão de toda a problemática que envolve o uso irracional de antibióticos, e o consequente desenvolvimento de resistências bacterianas. Também o surgimento de infecções hospitalares consideradas um problema de saúde pública e a demanda de utilização de antimicrobianos para o tratamento destas irão demonstrar a importância de se ter nos ambientes hospitalares uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), demonstrando nesse contexto o papel do farmacêutico.Descargas
Publicado
2016-05-25
Cómo citar
VASCONCELOS, D. V.; DE OLIVEIRA, T. B.; ARAÚJO, L. L. N. O USO DE ANTIMICROBIANOS NO ÂMBITO HOSPITALAR E AS ATRIBUIÇÕES DO FARMACÊUTICO NA COMISSÃO DE CONTROLE DE INFEÇCÃO HOSPITALAR (CCIH). Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 08, p. 48–62, 2016. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/87. Acesso em: 24 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê
Licencia
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.