PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DA GESTÃO EMPRESARIAL PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES EM UM MERCADO COMPETITIVO

Autores

  • Rodrigo de Freitas Amorim Professor assistente da Faculdade Serra da Mesa.

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, Mecado competitivo, Empresas, Organizações, Sucesso

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o planejamento estratégico como instrumento eficaz da gestão empresarial para o sucesso das organizações em mercados altamente competitivos, a partir da contextualização do cenário mundial para a economia marcada pela globalização e suas subseqüentes transformações. Trata-se de uma revisão da literatura mediante o uso da pesquisa bibliográfica em autores de reconhecido renome profissional. É apresentada uma conceituação sobre o planejamento estratégico, sua importância para o sucesso das organizações, e uma descrição panorâmica das metodologias mais correntes para a elaboração, implementação e controle do planejamento estratégico. Fica evidenciado que o planejamento estratégico desempenha papel fundamental para a sustentabilidade das organizações em mercados altamente competitivos, permitindo a identificação de fatores de risco e oportunidade de novos negócios.

Biografia do Autor

Rodrigo de Freitas Amorim, Professor assistente da Faculdade Serra da Mesa.

Possui graduação em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central, Goiânia/GO (1999); graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1999); pós graduação Lato Sensu em Metodologia do Ensino Superio pela Universidade Estadual de Goiás (2001); pós graduação Lato Sensu em Gestão Empresarial pela Faculdade Serra da Mesa - FASEM, de Uruaçu-GO (2010); pós graduação em Educação Didática: EAD e Novas Tecnologias, pela Faculdade Educacional da Lapa - Fael (2011). Atualmente é professor assistente da Faculdade Serra da Mesa - FASEM, onde leciona nas graduações as disciplinas de Metodologia da Pesquisa Científica e Elaboração e Gerenciamento de Projetos. Administra a plataforma de educação à distância através do Moodle (FasemVirtual), coordena as atividades de Pesquisa de Iniciação Científica e produção de TCC na graduação de Gestão em Tecnologia da Informação e nas pós graduações. É editor chefe da Revista Eletrônica Fasem Ciências. Também é professor formador e administrador do Moodle do Polo de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil na rede municipal de Uruaçu atuando na formação continuada dos professores da rede.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

AMORIM, R. de F. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DA GESTÃO EMPRESARIAL PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES EM UM MERCADO COMPETITIVO. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 01, p. 7–22, 2012. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/1. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)