PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DA GESTÃO EMPRESARIAL PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES EM UM MERCADO COMPETITIVO
Palabras clave:
Planejamento estratégico, Mecado competitivo, Empresas, Organizações, SucessoResumen
O presente artigo tem como objetivo apresentar o planejamento estratégico como instrumento eficaz da gestão empresarial para o sucesso das organizações em mercados altamente competitivos, a partir da contextualização do cenário mundial para a economia marcada pela globalização e suas subseqüentes transformações. Trata-se de uma revisão da literatura mediante o uso da pesquisa bibliográfica em autores de reconhecido renome profissional. É apresentada uma conceituação sobre o planejamento estratégico, sua importância para o sucesso das organizações, e uma descrição panorâmica das metodologias mais correntes para a elaboração, implementação e controle do planejamento estratégico. Fica evidenciado que o planejamento estratégico desempenha papel fundamental para a sustentabilidade das organizações em mercados altamente competitivos, permitindo a identificação de fatores de risco e oportunidade de novos negócios.Descargas
Publicado
2012-06-30
Cómo citar
AMORIM, R. de F. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO: INSTRUMENTO DA GESTÃO EMPRESARIAL PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES EM UM MERCADO COMPETITIVO. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 01, p. 7–22, 2012. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/1. Acesso em: 23 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê
Licencia
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.