UTILIZAÇÃO DA EAD NA EXPERIÊNCIA DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE URUAÇU: GESTÃO NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA

Autores

  • Joelma Oliveira Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEE/GO) e Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Uruaçu (SEMED); Universidade Aberta do Brasil - UAB Polo de Uruaçu.
  • Márcia Mendes Marquez de Oliveira Universidade Estadual de Goiás (UEG); Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEE/GO); Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Uruaçu (SEMED).
  • Rodrigo de Freitas Amorim Faculdade Serra da Mesa (FASEM); Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB de Uruaçu).
  • Vânia Claudia Guimarães Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEE/GO) e Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Uruaçu (SEMED); Universidade Aberta do Brasil - UAB Polo de Uruaçu.

Palavras-chave:

EAD, Gestão democrática e participativa, Gestão escolar, Formação continuada

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência da elaboração e implementação do curso de formação continuada em Gestão Escolar do Polo de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município de Uruaçu, Goiás, para atender a necessidade de formação, em nível de aperfeiçoamento, dos professores da rede municipal interessados na candidatura ao cargo de Diretor das Unidades Escolares. O trabalho apresenta a trajetória da equipe de professores formadores do polo em parceria com a secretaria de educação na criação e implementação do curso de Gestão Escolar, na modalidade à distância. As teorias educacionais que deram sustentação ao trabalho basearam-se na afirmação da EAD como modalidade de ensino legal e consolidada no Brasil; baseou-se também nos princípios da gestão democrática e participativa na escola a partir da construção do projeto político pedagógico, como elemento norteador de uma gestão escolar democrática. A metodologia do curso apresenta o conteúdo programático proposto e a rotina estabelecida no curso em que os alunos tiveram que cumprir quatro módulos divididos em diversas unidades de ensino. Finalmente, é apresentado os resultados obtidos com o curso, dentre eles, a elaboração do Plano de Gestão Escolar, que foi avaliado como trabalho de conclusão de curso e também considerado documento oficial das candidaturas dos professores interessados no processo de escolha de diretor.

Biografia do Autor

Joelma Oliveira, Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEE/GO) e Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Uruaçu (SEMED); Universidade Aberta do Brasil - UAB Polo de Uruaçu.

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (2000). Especialização em Planejamento Educacional (Universo/2001) e Telemática da Educação (UFRP/2003). Atualmente, é professora das redes públicas do Estado de Goiás e do Município de Uruaçu, onde atua como Técnica de Informática no Polo de Apoio Presencial da UAB.

Márcia Mendes Marquez de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás (UEG); Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEE/GO); Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Uruaçu (SEMED).

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (1999). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UEG, 2001); Especialização em Ciência da Educação (ULHT, 2004); Especialização em Ciências do Ensino Religioso (PUCGO/2004); Especialização em Informática na Educação (UFLA, 2005). Atualmente, é professora da UEG Unidade de Uruaçu e das redes públicas do Estado de Goiás e do Município de Uruaçu, onde atua como Coordenadora do Polo de Apoio Presencial da UAB

Rodrigo de Freitas Amorim, Faculdade Serra da Mesa (FASEM); Universidade Aberta do Brasil (Polo UAB de Uruaçu).

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás (1999). Bacharelado em Teologia pelo Seminário Presbiteriano Brasil Central (1999). Especialização em Metodologia do Ensino Superior (UEG/2001); Especialização em Gestão Empresarial (FASEM, 2010); Especialização em Educação Didática: EAD e Novas Tecnologias (FAEL, 2011). Atualmente, é professor assistente da Faculdade Serra da Mesa e professor da rede municipal de Uruaçu, onde atua como Técnico Operacional e Administrador do Moodle do Polo de Apoio Presencial da UAB.

Vânia Claudia Guimarães, Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEE/GO) e Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Uruaçu (SEMED); Universidade Aberta do Brasil - UAB Polo de Uruaçu.

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goiás (1997). Licenciatura em Letras pela Universidade do Tocantins (2010). Especialização em Formação Socioeconômica do Brasil (UNIVERSO, 2002). Atualmente, é professora das redes públicas do Estado de Goiás e do Município de Uruaçu, onde atua como Auxiliar de Biblioteca do Polo de Apoio Presencial da UAB e tutora da especialização em Mídias na Educação da UFG.

Downloads

Publicado

2014-04-28

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)