UTILIZAÇÃO DA EAD NA EXPERIÊNCIA DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE URUAÇU: GESTÃO NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA
Palabras clave:
EAD, Gestão democrática e participativa, Gestão escolar, Formação continuadaResumen
O presente artigo é um relato de experiência da elaboração e implementação do curso de formação continuada em Gestão Escolar do Polo de Apoio Presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município de Uruaçu, Goiás, para atender a necessidade de formação, em nível de aperfeiçoamento, dos professores da rede municipal interessados na candidatura ao cargo de Diretor das Unidades Escolares. O trabalho apresenta a trajetória da equipe de professores formadores do polo em parceria com a secretaria de educação na criação e implementação do curso de Gestão Escolar, na modalidade à distância. As teorias educacionais que deram sustentação ao trabalho basearam-se na afirmação da EAD como modalidade de ensino legal e consolidada no Brasil; baseou-se também nos princípios da gestão democrática e participativa na escola a partir da construção do projeto político pedagógico, como elemento norteador de uma gestão escolar democrática. A metodologia do curso apresenta o conteúdo programático proposto e a rotina estabelecida no curso em que os alunos tiveram que cumprir quatro módulos divididos em diversas unidades de ensino. Finalmente, é apresentado os resultados obtidos com o curso, dentre eles, a elaboração do Plano de Gestão Escolar, que foi avaliado como trabalho de conclusão de curso e também considerado documento oficial das candidaturas dos professores interessados no processo de escolha de diretor.Descargas
Archivos adicionales
Publicado
2014-04-28
Cómo citar
OLIVEIRA, J.; OLIVEIRA, M. M. M. de; AMORIM, R. de F.; GUIMARÃES, V. C. UTILIZAÇÃO DA EAD NA EXPERIÊNCIA DE APERFEIÇOAMENTO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE URUAÇU: GESTÃO NA PERSPECTIVA DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 04, p. 9–23, 2014. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/24. Acesso em: 23 nov. 2024.
Número
Sección
Dossiê
Licencia
Esta publicação utiliza a proposta da Creative Commons como política de direito autoral. Isto significa que todo e qualquer material publicado pela Revista Fasem Ciências é livre para cópia e reprodução desde que citada a fonte e respeitada a autoria dos artigos por meio da devida citação e referência conforme as normas da ABNT.