A empresa, o empresário e o novo código civil brasileiro

Autores/as

  • Rodrigo de Freitas Amorim Faculdade Serra da Mesa (FASEM)

Palabras clave:

Empresa, Empresário, Novo Código Civil Brasileiro

Resumen

O presente artigo tem por objetivo revisar a literatura e apresentar as transformações conceituais, com breve descrição da evolução histórica, que atingiu a atividade econômica empresarial em decorrência da mudança do direito comercial para a formação do direito empresarial apresentado pelo novo Código Civil Brasileiro de 2002. Ao apresentar estas mudanças procura-se encontrar a conceituação atual válida juridicamente para a empresa e sua personalidade jurídica, o empresário, bem como suas implicações sobre a sociedade civil. Foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica que demonstrou ser o novo código civil brasileiro uma evolução quanto ao tratamento das empresas brasileiras e seus sócios proprietários.

Biografía del autor/a

Rodrigo de Freitas Amorim, Faculdade Serra da Mesa (FASEM)

Licenciado em Pedagogia pela UFG (1999); bacharel em Teologia pelo SPBC (1999); especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UEG (2001); especialista em Administração Empresarial pela FASEM (2010); especialista em EAD e Novas Tecnologias pela FAEL (2011). Atualmente, é professor assistente III da FASEM e coordenador geral da CEPPG.

Publicado

2012-12-20

Cómo citar

AMORIM, R. de F. A empresa, o empresário e o novo código civil brasileiro. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 2, n. 02, p. 8–16, 2012. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/16. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a