Desafios dos Professores Leigos no Ensino de Química em Escolas Estaduais de Porangatu - GO

Autores

  • Marcia Inês Florin Costa

Palavras-chave:

Concepções, Leigos, Teóricos e Práticos, Ensino de Química, Formação

Resumo

O presente artigo investiga a questão da formação inicial e continuada de professores de Química no ensino público de Porangatu – GO. Objetiva mostrar as
concepções de professores leigos em relação ao Ensino de Química nos Colégios Estaduais de Porangatu - GO em relação a aspectos teóricos e práticos. Os aspectos observados serão o processo de formação acadêmica (graduação), em áreas tais como Matemática e Biologia, dos professores que atuam em Química, suas concepções em face dessa realidade, o processo de formação continuada, a estrutura pedagógica recebida nas unidades de ensino. Será fundamentado em D.Shön (1997) e através das correntes pedagógicas que tratam da reflexão, da prática e da solução dos problemas e crescimento profissional do educador. A metodologia utilizada para a realização dessa pesquisa será a etnográfica. Serão obtidas informações na integra em relação à condição do professor leigo, sujeito do processo e inserido em um contexto que dever ser pesquisado e visto como um todo em constante transformação
e inserção cultural e social. Logo, envolverá conhecimento de leis como n. 9394/96 e 9424/96 que promovem qualificação profissional na sua área de atuação, visando à melhoria do ensino público em todos os aspectos formativos.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

COSTA, M. I. F. . Desafios dos Professores Leigos no Ensino de Química em Escolas Estaduais de Porangatu - GO. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 19, 2024. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/263. Acesso em: 27 nov. 2024.