AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO PARASITOLÓGICA EM ALFACES: UM ESTUDO NO SUL DO BRASIL.

Autores

  • Bruna de Souza Costantin ULBRA
  • Luciane Cristina Gelatti FASEM
  • Odelta dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Alface, Parasitos intestinais, Avaliação parasitológica

Resumo

A presença de contaminação parasitológica em alfaces (Lactuca sativa) tem sido atribuída à falta de higiene no processo de cultivo e na comercialização. O objetivo deste estudo foi determinar a presença de protozoários e helmintos em amostras de alfaces produzidas e comercializadas no Município de Cachoeira do Sul, Estado do Rio Grande do Sul, bem como avaliar se as variações socioeconômicas e hábitos de higiene, dos produtores das hortaliças, são fatores determinantes para contaminação parasitológica das alfaces comercializadas. Foram avaliadas 120 amostras de alfaces, coletadas em nove locais de produção e, em três pontos de venda, destas 99,16% (119/120) estavam contaminadas, foram observadas diferenças na contaminação parasitológica entre os pontos de produção e de comercialização, tanto em número como em gêneros e espécies identificadas. Observou-se que todos os produtores utilizam material orgânico como adubo e que os manipuladores nos pontos de comercialização não fazem uso de luvas. As informações fornecidas nesse estudo são de grande importância, pois assim podem-se propor medidas para melhorar o processo produção e manipulação das alfaces na cidade de Cachoeira do Sul, diminuindo a possibilidade de transmissão de parasitos para os consumidores dessas hortaliças.

Biografia do Autor

Bruna de Souza Costantin, ULBRA

Luciane Cristina Gelatti, FASEM

Odelta dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

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Publicado

2013-06-30

Como Citar

COSTANTIN, B. de S.; GELATTI, L. C.; DOS SANTOS, O. AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO PARASITOLÓGICA EM ALFACES: UM ESTUDO NO SUL DO BRASIL. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 03, p. 9–22, 2013. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/30. Acesso em: 3 dez. 2024.

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