Staphylococcus aureus: uma revisão.

Autores

  • Fabiana Monks Rodrigues Centro Universitário Metodista do IPA (RS).
  • Odelta dos Santos Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS).
  • Luciane Cristina Gelatti Faculdade Serra da Mesa (FASEM).

Palavras-chave:

Staphylococcus aureus. Staphylococcus aureus resistentes à meticilina. Revisão.

Resumo

Staphylococcus aureus é um coco Gram-positivo que faz parte da microbiota da pele e da mucosa em humanos, contudo, pode tornar-se patogênico ao invadir os tecidos. Isto pode ocorrer através do rompimento da barreira cutânea ocasionada por traumas, inoculação por agulhas ou implantação de dispositivos médicos. Os processos infecciosos podem ser simples ou apresentar formas graves como pneumonia e sepse. Esta bactéria era facilmente controlada com terapia antimicrobiana simples, mas mudanças na sua linhagem fizeram com que desenvolvessem resistência a vários antimicrobianos normalmente utilizados. Os isolados resistentes à meticilina são chamados de MRSA (Staphylococcus aureus resistentes à meticilina). Nos hospitais, estes microrganismos representam um problema constante e bem conhecido. No entanto, nos últimos anos relatos de infecções de pele e tecidos moles foram descritas fora do ambiente hospitalar, em indivíduos sem os fatores de risco para aquisição deste patógeno. O objetivo deste trabalho de revisão é demonstrar as características do S. aureus e chamar atenção para este microrganismo tão importante, em ambiente hospitalar e também na comunidade.

Biografia do Autor

Fabiana Monks Rodrigues, Centro Universitário Metodista do IPA (RS).

Graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário Metodista do IPA e biomédica do Hospital Parque Belém, Porto Alegre-RS.

Odelta dos Santos, Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (RS).

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e doutoranda no programa de Pós Graduação em Ciências Farmacêuticas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre-RS.

Luciane Cristina Gelatti, Faculdade Serra da Mesa (FASEM).

Mestre em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e professora da Faculdade Serra da Mesa (FASEM), Uruaçu-GO.

Downloads

Publicado

2012-12-20

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>