CONTAMINAÇÃO DE JALECOS USADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Autores

  • Mariele Pletsch Fenalte Professora do Centro Universitário Metodista do IPA.
  • Luciane Cristina Gelatti Professora adjunta da Faculdade Serra da Mesa.

Palavras-chave:

Staphylococcus aureus, MRSA, Jalecos

Resumo

Staphylococcus aureus é um dos principais patógenos associados com infecções adquiridas na comunidade e no ambiente hospitalar. A colonização por este microrganismo apresenta-se de forma assintomática, mas é de grande importância clínica e epidemiológica quando indivíduos colonizados são o veículo de transporte desta bactéria no ambiente hospitalar.  Os profissionais da saúde têm sido apontados, como importantes na disseminação do Staphylococcus aureus e do Staphylococcus aureus resistente à meticilina (MRSA) no ambiente hospitalar. O objetivo deste estudo foi demonstrar a presença destes organismos em jalecos de profissionais, pertencentes à equipe de enfermagem de um hospital, na cidade de Porto Alegre, no período de maio a julho de 2009. Foram obtidos 21 isolados de Staphylococcus aureus e 5 apresentaram perfil de resistência frente ao disco de cefoxitina, sendo caracterizados como MRSA. Os resultados do presente estudo revelam a viabilidade do Staphylococcus. aureus, especialmente envolvendo amostras multiresistentes em jalecos de profissionais da saúde. Os dados refletem um grave problema para a saúde pública, onde os cuidadores da saúde estão envolvidos na transmissão cruzada de patógenos.

Biografia do Autor

Mariele Pletsch Fenalte, Professora do Centro Universitário Metodista do IPA.

Biomédica pelo Centro Universitário Metodista do IPA e especialista em Produção, Tecnologia e Higiene de Alimentos de Origem Animal pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Luciane Cristina Gelatti, Professora adjunta da Faculdade Serra da Mesa.

Graduada em Enfermagem. Mestre em Patologia pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Professora adjunta da FASEM, Uruaçu - GO.

Downloads

Publicado

2012-06-30

Como Citar

FENALTE, M. P.; GELATTI, L. C. CONTAMINAÇÃO DE JALECOS USADOS PELA EQUIPE DE ENFERMAGEM. Revista Eletrônica de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia, Goiás, Brasil, v. 1, n. 01, p. 44–49, 2012. Disponível em: https://revista.fasem.edu.br/index.php/fasem/article/view/4. Acesso em: 22 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>